Bitcoin: O Dia da Prova de Chaves. Você sabe o que é?

O Dia da Prova de Chaves, que ocorre todos os dias 3 de janeiro, é uma prática anual em que os investidores de bitcoin e cripto são incentivados a assumir o controle de quaisquer fundos que mantêm com custodiantes terceiros.
Por exemplo, um investidor retiraria quaisquer moedas mantidas em depósito em uma plataforma de empréstimo ou troca on-line.
Trace Mayer, educador e podcaster de Bitcoin, criou o Dia da Prova de Chaves como uma maneira de promover o significado da autocustódia.
“Todos os anos os HODLers celebram com um teste de confiança. HODLers testam pessoas, bolsas, corporações e outros serviços.” - Trace Mayer
Por que é Chamado ‘Prova de Chaves’?
Para assumir o controle das moedas mantidas em depósito, elas devem ser transferidas para uma carteira que você controla. A maneira técnica de dizer isso é: as moedas devem ser transferidas para uma carteira gerada a partir de uma chave privada que você (e apenas você) conhece. É aqui que este dia recebe o seu nome. Uma chave privada é um pedaço secreto de dados que permite que você gaste e envie seu Bitcoin. É muito parecido com a senha de uma conta de e-mail - se você tiver a senha, poderá enviar e-mails dessa conta. Se outra pessoa tiver sua senha, ela também poderá enviar e-mails dessa conta e poderá acessar outras contas também.
Uma violação no Lastpass, um gerenciador de senhas popular, resultou em uma das maiores violações de dados da história. Portanto, quando alguém mantém suas moedas em uma plataforma de troca, como uma exchange, essa troca controla as chaves. Isso significa que você realmente não sabe se eles têm as moedas ou não. Você deve confiar neles. Este é exatamente o tipo de sistema que o bitcoin pretende evitar - "você deve confiar em alguém com seu dinheiro".
Por que o Dia da Prova de Chaves é importante?
No sistema financeiro convencional, os bancos e outras instituições financeiras atuam como intermediários. Eles detêm seu dinheiro e determinam como ele é utilizado e para quem ele pode ser enviado. No entanto, com Bitcoin e outras criptomoedas, você pode controlar seus próprios ativos.
Em teoria, isso deve incentivar os custodiantes a permanecerem solventes e não jogarem com fundos de usuários. No entanto, isso só funciona se pessoas suficientes participarem do Dia da Prova de Chaves. Normalmente, muito poucos participam, especialmente nas comunidades das altcoins.
O custo dessa não participação pode ser visto em grande escala em muitos exemplos com certa frequência. O exemplo mais recente seria o colapso da exchange de criptomoedas FTX.
A FTX usou depósitos de clientes para financiar apostas arriscadas feitas por seu fundo parceiro, a Alameda Research.

O colapso da FTX é mais um exemplo dos perigos dos guardiões terceirizados.
Instruções de Participação para o Dia de Prova de Chaves
Para participar do Dia da Prova de Chaves, você só precisa garantir que todas as moedas que possui sejam mantidas em carteiras que você controla.
Isso pode ser feito tão facilmente quanto transferir seu Bitcoin de um provedor de troca ou carteira para uma carteira de auto-custódia.
Comments ()